REGULAMENTO

Geral

O XXIV Festival Sabin+Esportes&Cultura será realizado de 16 de maio a 04 de junho nas dependências do Colégio Albert Sabin, à Avenida Darcy Reis, 1.901, Parque dos Príncipes. Os jogos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 19h.

 

Objetivos

  • Despertar o gosto pela prática desportiva por meio da competição sadia.

  • Estimular e desenvolver a formação de valores como respeito, lealdade e justiça.

  • Aprimorar e estimular o espírito esportivo, a responsabilidade para com o coletivo, a capacidade de cooperar, ter iniciativa, coragem, perseverança e tolerância.

 

Modalidades e Categorias

O Torneio será disputado por alunos regularmente matriculados nos colégios convidados.
As modalidades coletivas serão: Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei. As modalidades individuais serão: Natação, Judô, Xadrez, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.

 

Uniformes

Todas as equipes deverão apresentar-se uniformizadas para os jogos.
Caso as equipes oponentes apresentem-se com uniformes de mesma cor, o colégio organizador disponibilizará coletes para uma das equipes (os times identificados à direita da tabela necessitarão utilizar coletes para distinguir as equipes). No Futsal será obrigatório o uso de caneleira e não será permitido o uso de calções ou meias com listras ou distintivos de clubes profissionais.

 

Premiação

Serão conferidas medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares por modalidade/categoria nas modalidades coletivas e individuais (formato competitivo).

Nas modalidades individuais, formato de Festival, todos os alunos receberão medalhas de participação.

 

Penalidades

O aluno expulso de qualquer partida estará automaticamente suspenso do jogo seguinte.

Caso seja comprovada a irregularidade da inscrição de qualquer aluno, esta acarretará a desclassificação da equipe da qual ele tenha participado.

Será desclassificado da modalidade/categoria o representante que se recusar, sob qualquer pretexto, a continuar disputando uma partida.

Os casos não contemplados neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, ouvindo outros poderes, caso necessário.

Recursos

Os recursos deverão ser encaminhados até 2 (duas) horas depois do término do jogo, exceto recursos quanto à irregularidade nas inscrições, que poderão ser encaminhados em qualquer tempo. Caberá à Comissão Organizadora julgar os recursos apresentados.

 

Gerais

Cada equipe deverá respeitar rigorosamente o horário do jogo, chegando com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos. Não haverá tolerância em hipótese alguma, sendo que a equipe que não se apresentar preparada para os jogos, no local de disputa e no horário previsto, perderá por W.O., mesmo que a outra equipe se prontifique a jogar.

Em caso de chuva, deveremos diminuir o tempo de cada jogo para melhor execução das tabelas. Contamos com os professores.

Em caso de uniformes de cores iguais, os times identificados à direita da tabela, necessitarão utilizar coletes para distinguir as equipes.

Caso haja a necessidade de transformarmos um quadrangular em triangular, iniciaremos as partidas com as equipes que já estiverem presentes.

 

Inscrições

O XXIV Festival Sabin+Esportes&Cultura terá a participação dos colégios convidados pelo organizador.

As inscrições nas modalidades de interesse deverão ser feitas no site oficial do XXIV Festival Sabin+Esportes&Cultura: www.albertsabin.com.br/www/festival até 18 de abril, utilizando login e senha encaminhados por e-mail.

A confirmação da inscrição será encaminhada até 25 de abril para o e-mail do professor responsável.

O cadastro dos alunos participantes nas modalidades confirmadas deverá ser efetuado no site oficial do XXIV Festival Sabin+Esportes&Cultura no período de 25 de abril a 16 de maio.

Toda inscrição de aluno pressupõe que o participante tenha sido submetido a exame médico e que esteja apto a praticar atividades físicas. Essa responsabilidade fica a cargo do colégio que inscrever o aluno na competição.

É permitida a participação em diferentes modalidades, sempre respeitando o limite máximo da faixa etária de cada categoria. O aluno da categoria menor poderá participar da maior.

Cada colégio poderá inscrever até 12 (doze) alunos por modalidade/categoria coletiva. Somente para o Handebol, 14 (quatorze) alunos poderão ser inscritos.

Será exigida a carteira escolar para a comprovação da idade do atleta somente em caso de dúvida.

Não será permitida a participação de aluno/atleta federado (vínculo com federações em 2021 e 2022), salvo exceções citadas na regulamentação específica de cada modalidade.

Todas as equipes deverão ser dirigidas obrigatoriamente por professores de Educação Física devidamente credenciados pelos respectivos colégios.